segunda-feira, 25 de maio de 2009

Como a baleia se reproduz ?


As baleias estão entre os mamíferos que se reproduzem mais lentamente; após uma gestação de aproximadamente um ano, as jubartes dão à luz um único filhote, que permanecerá sendo amamentado e inteiramente dependente da mãe durante pelos menos outro ano inteiro. Assim, em geral uma baleia adulta terá um filhote a cada três anos somente.
A cópula das baleias jubarte nunca foi observada.
O “bebê-baleia” já nasce com cerca de 4 a 5 metros de comprimento e podendo pesar até umas 5 toneladas. Inicialmente muito apegado à mãe, de quem se separa apenas ocasionalmente, aos poucos vai aprendendo a explorar seu ambiente e a fazer movimentos mais vigorosos, que ajudarão a preparar seu jovem corpo para o árduo, porém inevitável, exercício da migração de volta às áreas de alimentação no verão. No ano seguinte, o filhote já com cerca de 8 metros passará a viver sozinho as aventuras da migração, até que atinja a maturidade sexual, a partir dos 5 anos e possa acasalar-se.

Imagens


Como a baleia se alimenta ?


Apesar de sua imensa boca, todas as baleias têm o esôfago muito estreito. Por isso, nutrem-se de pequenos peixes e organismos marinhos, que recolhem enchendo a boca de água e depois deixando-a escoar através de uma rede de 400 lâminas ósseas, as quais substituem os dentes - que as baleias não têm.

Por que a baleia apesar de viver na água é mamiferos ?

Pergunta secundarias :
1-Como a baleia se alimenta?
2-Como a baleia se reproduz?
3-Como o filhote da baleia se alimenta?
4-Como os filhotes da baleia nascem ?
5-Como as baleias se comunicam?